terça-feira, 24 de novembro de 2009

Catedral de Amiens

http://www.learn.columbia.edu/Mcahweb/index-frame.html

Divina Comédia - Ioana Goste Nº 9, 11H


• Dante Alighieri – maior e mais influente escritor italiano da Idade Média;
• Sua obra ficou praticamente esquecida até o Romantismo, quando é redescoberta e passa a figurar no cânone universal;
• A obra divide-se em três partes: o inferno, o purgatório e o paraíso, cada uma mostrando uma visão do reino sobrenatural;
• Obra notável pela simbologia e pela alegoria de sua linguagem e imagens;
• Obra complexa, com muitas personagens e relatos (tudo que ao céu e à terra diz respeito);
• A obra recupera diversas figuras históricas: papas, imperadores, reis, déspotas, filósofos, artistas, poetas, homens e mulheres da nobreza;
• São 180 italianos, 90 estrangeiros – personalidades da Idade Média;
• Mais 250 personalidades da Antiguidade;
• 80 personagens bíblicas;
• Pode-se desconjuntar cada frase dessa obra e usá-la como fórmula mágica;
• É chamada comédia porque na Idade Média qualquer obra que começasse mal e terminasse bem era assim chamada.

Trabalho Gótico - Sainte-chapelle

Trabalho realizado por Mariana Pina:
link:
http://rapidshare.com/files/311442571/G__tico_Sainte-Chapelle_Mariana_Pina_Nov_2009.ppt.html

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

STOMP-10ºE

http://www.youtube.com/watch?v=Zu15Ou-jKM0
http://www.youtube.com/watch?v=US7c9ASVfNc&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=GxcUrebt8Xk&feature=related

João Fernandes e Inês Morais

terça-feira, 17 de novembro de 2009

1º Teste Avaliação Sumativa- 10º ano

ESCOLA SECUNDÁRIA ARTISTICA ANTÓNIO ARROIO
HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES
TESTE AVALIAÇÃO SUMATIVA
10ºANO NOVEMBRO 2009
Nome_________________________________________________________Nº_______Turma______

1. Atenção ao mapa do Mediterrâneo Oriental (figura 1)

Figura 1
1.1. Indique a localização da Grécia Clássica. (10pts)
1.2. Descreva a geografia e tipos de paisagem do Mundo grego, na Antiguidade Clássica. (10 pts)
1.3. Relacione a paisagem com a forma de ocupação politica praticada pelos gregos na Época Clássica.(20 pts)
1.4. Defina Pólis Grega. (10 pts)







2. Explique a existência de uma cultura do ócio na Grécia clássica, tendo em conta os seguintes aspectos:
- Composição demográfica da Pólis ateniense; (20 pts)
- Cidadão ateniense; (20 pts)
- Igualdade; (20 pts)
- Competições pan-helénicas. (20 pts)

3. Observe a figura 2 com atenção:







Figura 2
3.1. Identifique o monumento. (10 pts)
3.2. Indique a sua função artística. (20 pts)
3.3. Refira a linguagem estética da Arquitectura Clássica. (20 pts)
3.4. Comente a importância dos Mecenas na elevação do Estatuto social e económico do artista. (20 pts)


(teste para 200 pontos)

Arte Gótico- La Europa de las Catedrales- Georges Duby

http://ads.4shared.com/network/search.jsp?searchmode=2&searchName=gotico&submitButton=

Elementos arquitectónicos- Gótico

http://www.slideshare.net/kierk/gtico-elementos-arquitectonicos

Estilo Gótico

http://pt.wikipedia.org/wiki/Estilo_g%C3%B3tico

Visita de Estudo à Igreja e museu de São Roque- 22/10/2009

Museu da igreja de São Roque
-No contexto de um surto de peste que assolou Lisboa em 1505, o rei D. Manuel I (1495-1521) solicitou à República de Veneza uma relíquia de São Roque, cujos milagres em favor dos pestíferos eram populares na Europa Meridional.
Em 1506 iniciou-se a construção de uma ermida para albergar a relíquia, num descampado, fora da muralha fernandina. O adro desta ermida viria a servir de cemitério das vítimas da peste. Por essa ocasião foi criada uma confraria com a invocação de São Roque, dotada de estatutos próprios, responsável pela manutenção do culto ao santo e pela conservação da ermida. Da ermida, mais tarde demolida para construir a Igreja e Casa Professa de São Roque, subsiste o conjunto de quatro tábuas pintadas do seu retábulo, alusivas à vida e à lenda de São Roque, duas lápides com inscrições e alguns vestígios de azulejos. Conserva-se ainda, a relíquia original de São Roque, solicitada à República de Veneza.
- As obras iniciaram-se em 1555 de acordo com um projecto que previa apenas a ampliação da ermida, o qual foi abandonado a favor de um outro que determinava a construção de uma igreja de raiz, com uma nave única. Em 1573 o templo foi aberto ao culto, inacabado. Até ao final do século XVI e ao longo dos séculos seguintes, o interior da igreja foi objecto de várias campanhas de obras. Neste núcleo do Museu expõe-se um conjunto de obras provenientes da Igreja e da antiga Casa Professa de São Roque que testemunham a iconografia da Ordem, as principais devoções dos padres que habitaram este espaço e os rituais litúrgicos da época da Contra-Reforma.
Arte Oriental
- Com a chegada dos portugueses à Índia por via marítima, em 1498, abriram-se novos caminhos para a economia portuguesa e para a expansão missionária, o que teve importantes repercussões no plano cultural e artístico. No Oriente português os missionários da Companhia de Jesus distinguiram-se pela forma como desenvolveram a sua acção catequética. Conscientes da necessidade de aceitação por parte das civilizações orientais, estudaram as culturas e religiões locais, reunindo conhecimentos que lhes iriam permitir refutar crenças milenares. Os contactos culturais estabelecidos com as populações locais por via da acção missionária propiciaram uma renovação da arte cristã, assistindo-se à integração de modelos decorativos, técnicas e materiais orientais em formas ocidentais e à adopção de formas copiadas a partir da arte oriental.
- Ainda que essencialmente constituído por peças que pertenceram à Companhia de Jesus, este núcleo, dedicado à arte oriental, integra, também, obras de arte adquiridas pela santa Casa da Misericórdia de Lisboa ou incorporadas na Instituição por via de legados e doações.




Capela de São João Baptista

- Interessado em apresentar, através de um plano cultural, a imagem de um estado renovado e requintado, que em nada ficava atrás das principais potências europeias da época, D. João V (1707-1750) promoveu um vasto programa de encomendas para grandiosos projectos arquitectónicos e obras de arte, entre os quais a Capela de São João Baptista. A sua construção teve lugar em Roma, em 1742 e 1747, obedecendo a um rigoroso programa arquitectónico e estético que incluía, além da capela, projectada por Luigi Vanvitelli e Nicola Salvi, peças de culto e ornamentais. A corte portuguesa seguiu de perto a elaboração do projecto, através de João Frederico Ludovice (Ludwig), ourives e arquitecto natural de Hohenhart (Alemanha).
- Transportada para Portugal em três naus e assente na Igreja de são Roque, no local da antiga Capela do Espírito santo, a capela de São João Baptista foi inaugurada em 1752, já no reinado de D. José (1750-1777). Tendo em conta a estrema qualidade inventiva, o valor material e o rigor técnico patente nas peças que integram a colecção da capela de São João baptista, esta constitui um núcleo autónomo do Museu, ainda que pertença ao período de vivência jesuítica do espaço da Igreja e Casa Professa de São Roque.
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
- A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa foi fundada a 15 de Agosto de 1498, por iniciativa da Rainha D. Leonor, com a finalidade de atenuar os graves problemas de assistência e saúde existentes em Portugal. Como símbolo identificador, a Misericórdia adoptou a imagem da Virgem com o manto aberto, num gesto protector, que se estenda todos os grupos sociais- clero, nobreza e povo.
- Instalada inicialmente na Capela da Terra-Solta, no claustro da Sé de Lisboa, a sede da Misericórdia de Lisboa foi transferida em 1534 para o edifício da Igreja da Conceição Velha, situado na zona ribeirinha da cidade, onde se manteve até ao terramoto de 1755. Pouco depois desta catástrofe, em 1759, a Companhia de Jesus foi expulsa do território nacional por ordem de D. José I (1750-1777) e do seu Primeiro-Ministro, Marquês de Pombal. Neste contexto, a igreja e Casa Professa de São Roque foram doadas à santa Casa da Misericórdia de Lisboa que, desde 1768 até ao presente, tem neste espaço a sua sede.
- Este núcleo do museu, dedicado à santa casa da Misericórdia de Lisboa, pretende dar a conhecer a História da Instituição, expressa em objectos artísticos com valor patrimonial. A acção benemérita do Estado português e de privados a favor da Misericórdia encontra-se igualmente representada através de uma selecção de peças de maior qualidade artística, doadas em vida ou legadas em testamento à Instituição.



- Visita realizada pela turma H do 11º ano da Escola Secundária Artística António Arroio, em 22 de Outubro de 2009, em parceria com a disciplina de Português.
- Os alunos realizaram um relatório circunstanciado da visita de estudo, dando enfoque especial ao estilo Barroco, objecto de estudo no 3º período do corrente ano lectivo.