quarta-feira, 10 de março de 2010

Arco do triunfo

O que é o Arco do Triunfo?
Um arco do triunfo é um monumento introduzido pela arquitectura romana que a arte europeia do séc. XVIII haveria de ressuscitar. Originalmente utilizado como um símbolo da vitória numa determinada batalha.
Cada arco do triunfo romano, remete-se a uma batalha e a um imperador específicos na história romana e sua memória era celebrada através desta construção. Nem todos os arcos do triunfo da Antiguidade sobreviveram, mas durante a Idade Media, principalmente com o Neoclassicismo, eles foram usados como modelo para a construção de novos monumentos urbanos, num contexto diferente do original.


Vários Modelos

Clássicos

Arco de Tito
Arco de Septímio Severo
Arco de Constantino
Exemplo:O arco de Septímio Severo é construído ao lado do Fórum Romano, em Roma. Foi dedicado em 203 d.c. pelo Senado ao imperador Septímio Severo, para celebrar a vitória com os Partas.


Neoclássicos

Arco de triunfo (França)
Arco de triunfo (Portugal)
Exemplo: O Arco da Rua Augusta. A sua construção começou após o terramoto de 1755. Na parte superior do arco podemos ver esculturas de Calmels, enquanto num plano inferior podemos ver esculturas de Vitor Bastos. As esculturas de Calmels representam a Glória, coroando o Génio e o Valor. As esculturas de Vitor Bastos representam Nuno Álvares Pereira, Viriato, Vasco da Gama e o Marquês de Pombal.

Contemporâneos

Arco do Triunfo (Bruxelas).
Arco do Triunfo (Brasil)
Exemplo: É um monumento erguido em Bruxelas, para comemorar os cinquenta anos da independência da Bélgica.
As arcadas foram construídas por iniciativa do rei Leopoldo II.

Origem


A origem dos Arcos de Triunfo remonta a um costume romano de construir estes monumentos à passagem dos vitoriosos. Eles celebram as vitórias militares romanas, representadas nos baixos-relevos dos arcos, onde os artistas esculpiam as campanhas militares e os despojos dos vencidos.
Os actuais cinco Arcos de Triunfo existentes na cidade de Roma representam os triunfos de Druso, Tito, Sétimo Severo, Galliano e Constantino. Na província, também se construíam Arcos de Triunfo, para comemorar acontecimentos da vida municipal, contudo, esta designação não é muito apropriada, pois tem mais a ver com o tipo de arcos que exalta a glória dos vencedores romanos.
Nos tempos modernos foram igualmente construídos arcos, para honrar as conquistas de chefes políticos.
Os Arcos do Triunfo foram uma espécie de monumento introduzida pelos romanos. Cada arco simboliza a vitória numa batalha, durante o reinado de um imperador, constituindo-se assim como memória dessa batalha e desse imperador, embora muitos desses arcos já tivessem desaparecido.

Trabalho realizado por Maria Margarida - 10ºH
Sara Jesus- 10ºH

Sem comentários:

Enviar um comentário