quinta-feira, 11 de março de 2010

Arte Romana - Arquitectura

A Arquitectura romana tinha como carácter a utilidade e grandeza, solidez, poder e força.
Os romanos construíram as suas cidades com soluções criativas e inovadoras.
Dessas inovações as mais conhecidas foram:
  • A variedade e plasticidade dos materiais utilizados criaram ou recriaram novos tipos de opus (termo romano que designa o material empregue numa construção) mais económico e fáceis de trabalhar;
  • A criação de novos sistemas construtivos. Os romanos fizeram mais uma aculturação dos gregos nestes sistemas construtivos. Contudo os romanos aplicaram melhor estes sistemas o que fez a sua utilização mais eficaz e útil a nível da tipologia de edifícios, diversificação de plantas, projecção de compartimentos mais amplos e articulação de espaços interiores.
  • O desenvolvimento das técnicas e dos instrumentos de engenharia. Os romanos criaram novos sistemas de edificação, aperfeiçoaram os conhecimentos de orografia e topografia, possuíram técnicas de terra planagem, desenvolveram processos de embalsamento e de suporte, inventaram cofragens e embres , utilizaram os grampos de metal para fortalecer as juntas entre os blocos e as pedras ou a zona de maior pressão dos edifícios. Os romanos tornaram a sua arte de construir a mais perfeita da Antiguidade, associando à solidez uma maior economia de materiais, meios e mão-de-obra.
  • O barroquismo da decoração. Mais uma das suas aculturações foi no aproveitamento dos canônes gregos para meios decorativos dos seus edifícios e não como meio construtivo e estrutura base. Desta forma modificaram o tamanho e a forma de colunas, capiteis, entablamentos, frontões e muito mais para se adequarem a forma e aspecto dos seus edifícios. Com este acto criaram duas novas ordens. A toscana e a compósita, apesar de usarem mais a ordem corintia e composita para fins ornamentais.
Bernardo Mora nº7 10º E


Sem comentários:

Enviar um comentário