quinta-feira, 11 de março de 2010

Os arcos de triunfo

arco do triunfo de Constantino, localizado em Roma

Os arcos de triunfo
origem
Os arcos de triunfos, presentes em várias regiões do império, foram também obras mastejosas. estes monumentos serviam para honrar, gloficar e sobretudo imortalizar o imperador en suas glórias. Sendo assim, a construção dos arcos eram romano de construir monumentos à passagem dos vitoriosos. Além disso, os arcos de triunfo eram uma forma de propaganda das glórias e do poder do imperador e do povo Romano.
Como e onde eram construídos os arcos de triunfo?
Os arcos de triunfo assumiram várias formas e tamanhos e estavam ricamente decorados baixos e altos-relevos e também com colunas adossadas ou adiantadas que serviam de pedestal para estátuas alegóricas ou honoríficas. Os estilos arquitectónicos eram os estilos aqutectónicos gregas, sobretudo a ordem coríntia eram utilizadas para acentuar o pórtico principal e também para manter a seu lado portais menores. Na parte superior, o ático que se sobrepunha à cornija saliente era muitas vezes suporte de outros grupos escultóricos, de sentido apotético. Além disso, eles celebram as vitórias militares romanas, representadas nos baixos-relevos dos próprios arcos, local onde os artistas esculpiam, para além das marchas, paradas ou campanhas militares, esculpiam também os despojos dos vencidos.
Os locais de construção dos arcos de triunfo eram no meio de vias importantes, nas entradas e saídas dos fóruns, nalguns casos, podiam ser adossados às portas das muralhas de entrada de uma cidade, a pórticos e aquedutos ou ainda numa encruzilhada de caminhos ou estradas.
Conclusão
Sendo assim, os arcos de triunfo, assim como a maioria dos monumentos comemorativos, são «a personificação do espírito histórico e triunfalista» dos Romanos, cuja finalidade é exclusivamente assinalar, pela sua presença evocativa, as as façanhas poliíticas e militares dos grandes oficiais e impreadores, ou seja, os imperadores quando morriam, deixavam o seu cunho, assim como desejavam e dessa forma eram imortalizados e eternizados. Hoje em dia a maior parte dos arcos de triunfo foram destruídos, mas ainda é possível encontrar alguns exemplos , como o Arco de Triunfo de Tibério, em Orange, França, do primeiro século d.C; o Arco de triunfo de Tito, fórum de Roma, datado de 81 d.C; o arco de Constantino e, séculos mais tarde, o arco de triunfo em Paris, mandado construído por Napoleão Bonaparte.
Trabalho realizado por Catarina Longa Freire, nº9, 10ºE

Sem comentários:

Enviar um comentário