quinta-feira, 6 de maio de 2010





A Catedral de Santiago de Compostela é uma catedral em estilo românico, pertencente à Arquidiocese de mesmo nome. Construída entre os anos 1075 e 1128, durante a Reconquista Cristã, na época de Cruzadas, está situada no centro histórico da cidade, esta está localizada no centro da província da Corunha, na Galiza. Esta catedral é um dos maiores centros de peregrinação.
A Catedral foi uma grande escola de cantaria onde se formaram famílias e gerações de canteiros, que espalharam por toda Galiza o aprendido durante a sua construção.
Tem uma planta basilical de cruz latina de três naves, também no transepto, e trifório (chamado localmente tribuna). Na cabeceira situa-se a capela-mor, rodeada por um deambulatório pelo que se acede a cinco capelas radiais menores. Esta estrutura segue os exemplos franceses dos templos de peregrinação, novas formas construtivas chegadas através do Caminho de Santiago.

A fachada das Pratarias é a fachada meridional do cruzeiro da Catedral. Edificou-se entre 1103 e 1117 e contém, além dos relevos românicos originais, outros procedentes de uma porta que nunca se chegou a edificar e da fachada do Paraíso. A fachada das Pratarias sofreu um incêndio em 1117 durante um ataque dos burgueses contra Diego Gelmírez e outro em meados do século XV. Em 1884, Antonio López Ferreiro colocou nesta portada uma série de estatuetas que procediam do coro do Mestre Mateus.A fachada das Pratarias deve o seu nome às oficinas de prata que existiam na catedral.No tímpano da porta esquerda aparece Cristo tentado por um grupo de demônios. À direita aparece uma mulher seminua com uma caveira nas mãos, que pode ser Eva ou a mulher adúltera. Nas jambas aparecem Santo André e Moisés. No contraforte, o rei David, tocando harpa, a criação de Adão e Cristo abençoando. Todas estas figuras procedem da fachada românica norte (atual "fachada da Acibecharia"). No tímpano da porta direita aparecem várias cenas da paixão de Cristo. Uma imagem, não identificada, sobre uma raposa que engole uma lebre e, á frente desta, uma mulher mal vestida com um animal no colo, procedem noutro lugar. Apoiadas no muro da torre da Berenguela aparecem outras imagens que representam a criação de Eva, Cristo num trono e o sacrifício de Isaac.Das onze colunas inferiores desta fachada, três são de mármore (a central e as extremas) e o resto de granito. Na central aparecem as figuras de doze profetas e nas laterais os apóstolos.
Nesta catedral existe também uma peça chamada incensário. Esta peça é feita de prata pesa cerca de 62 quilos e mede 1,60m. Esta peça está suspensa no ar por uma corda e servia para colocar incenso e mirra (que foram dois dos presentes que os reis magos levaram ao menino Jesus) com o objectivo de purificar a alma e também para disfarçar o mau cheiro dos peregrinos que se juntavam e vinham a cheirar mal da longa e dolorosa caminhada.
Catarina Menezes nº7
Joana Garrido nº13 10ºL

Sem comentários:

Enviar um comentário