domingo, 23 de maio de 2010

Invasões Bárbaras

Os bárbaros eram aqueles não falavam a mesma língua e tinham costumes sociais, políticos e económicos diferentes dos de Roma. Estes povos apesar de viverem da pastorícia e agricultura, eram essencialmente guerreiros. Os grupos bárbaros eram constituídos pelos Francos, os Lombardos, os Anglos e Saxões, os Burgúndios, os Visigodos, os Suevos, os Vândalos e os Ostrogodos.
No séc.V começaram as invasões bárbaras, pressionados pelos hunos - os hunos aniquilaram os Ostrogodos em 375 e, logo de seguida, os Visigodos - os povos germânicos invadiram o Império do Ocidente através de duas formas: as migrações, onde eram incentivados pelos romanos que visavam os jovens germânicos para o reforço do exército no controle das fronteiras; e através das invasões que eram feitas de maneira violenta, com a intenção de expulsar os romanos e tomar as suas terras acabando conseguir conquistar o império. O ano de 476 marca o fim do Império Romano e o inicio de um novo período, a Idade Média.
Idade Média é compreendida entre os tempos antigos e os tempos modernos, depois da queda do Império Romano do Ocidente até à queda de Constantinopla, e o fim do Império Romano do Oriente.
Ao instalarem-se no território do Império Romano, os germanos fundaram vários reinos bárbaros, surgindo o novo mapa político da Europa.
Assim, os povos bárbaros assimilaram a civilização romana e aderiram ao Cristianismo, formando assim, a Europa Cristã.

Patrícia Rodrigues, 10ºE

Sem comentários:

Enviar um comentário