quinta-feira, 11 de março de 2010

ARCOS DE TRIUNFO

DEFINIÇÃO
Um arco do triunfo é um tipo de monumento introduzido pela arquitectura romana originalmente construído em madeira e utilizado como um símbolo da vitória em uma determinada batalha. Cada arco do triunfo romano remete-se a uma batalha e a um imperador específicos na história romana e sua memória era celebrada através desta construção.
ORIGEM
A origem dos Arcos de Triunfo remonta a um costume romano de construir estes monumentos à passagem dos vitoriosos. Eles celebram as vitórias militares romanas, representadas nos baixos-relevos dos arcos, onde os artistas esculpiam as campanhas militares e os despojos dos vencidos.
Os actuais cinco Arcos de Triunfo existentes na cidade de Roma representam os triunfos de Druso, Tito, Sétimo Severo, Galliano e Constantino (os arcos mais conhecidos são os de Tito e de Constantino).
ARCO DE TITO
O Arco de Tito, de 81 d. C., que se situa na zona oriental do Fórum romano e foi construído entre 106-113 d.C. É um arco de uma abertura revestido a mármore, que apresenta quatro colunas de capitéis compósitos. Nele estão representadas cenas como a tomada de Jerusalém; numa das cenas entre os despojos da batalha figura um candelabro judaico de sete braços, entre outros objectos sagrados. Neste monumento, comemorativo das vitórias de Tito, a ilusão do movimento é muito bem conseguida, nomeadamente no trabalho das figuras entre a multidão.
ARCO DE CONSTANTINO
O Arco de Constantino situa-se na cidade de Roma, a pouca distância do Coliseu. Foi construído em estilo corintiano, em homenagem à vitória de Constantino sobre Massêncio, na batalha de Ponte Mílvia, em 312 d. C., batalha que terminou vinte anos de confrontos e unificou o poder de Roma.

A sua estrutura divide-se em três arcos de triunfo:
- Arcos de triunfo de um arco, três arcos ou quadriformes.

- Arco de triunfo com um arco:
Simples, coroado com um entablamento com inscrição e sustentado por colunas ou por colunas inclinadas. Sobre o entablamento uma arquitrave com uma cornija onde está o motivo da sua construção.

- Arco de triunfo de três Arcos:
Mantêm a sua estrutura sendo o arco central mais largo e mais alto do que os laterais, serviam também como "portas controlo" das cidades: pelo arco central passavam os veículos e os animais e nas laterais as pessoas.

- Arco de triunfo quadriforme:
Como o seu nome indica, este tem quatro partes dianteiras. Do quadrado ou da planta ligeiramente rectangular, mantêm em cada um dos seus lados um arco e outros dois, perpendiculares. Eram colocados no acesso principal das cidades, assim para recordar aos seus habitantes a grandeza e a força do mundo Romano.

Ana Abreu n3, Patrícia Rodrigues n21 10E

Sem comentários:

Enviar um comentário